segunda-feira, 14 de maio de 2012

Discografia Básica: Diamond Life (Sade)

Sade - 1984 - Diamond Life

A banda Sade surgiu em 1984 e de imediato arrebatou uma legião de fãs por todo o planeta. Entre estes está a minha pessoa que é um daqueles de carteirinha, apaixonado por um tipo de som bem característico do grupo e que está presente em seus seis discos de estúdio e de um consequente ‘live’.

A música do Sade é um R&B com forte influência do jazz e do Soul, e com elementos do pop e pitadas de rock. O resultado destas misturas é um som linear, suave, melódico e com um swing subliminar que explode aos nossos ouvidos e corações com extrema sensualidade.

É música pra meditar, pra namorar, pra dançar suavemente e sensualmente. É música pra acompanhar drinques e/ou vinhos, é música pra ouvir à meia-luz ou na penumbra, é música pra passar a noite toda com a pessoa querida e romper a madrugada envolto em sons, sabores e aromas que fascinam e deslumbram. A música do Sade é pra viajar por caminhos inóspitos das almas e dos corpos da pessoas.

Eu poderia escolher qualquer um dos discos da banda para postar, pois todos, sobretudo os cinco primeiros são rigorosamente padronizados e com o mesmo padrão de qualidade e sonoridade. Entretanto escolhi ‘Diamond Life’, o primeiro da banda lançado em 1984.  Uma pessoa desavisada poderia ao ouvir esta pérola se enganar e pensar que está ouvindo uma coletânea, daquelas que as gravadores lançam de qualquer jeito com os ridículos títulos do tipo: ‘As melhores de Sade’, ‘Greatest Hits’, ‘The Best Of Sade’, ‘Os maiores sucessos de Sade’ e por aí afora. Digo isso porque o álbum é recheado de grandes músicas que fizeram muito sucesso e continuam fazendo desde o seu surgimento até os dia de hoje.

sade13

Também se faz necessário ressaltar que desde o lançamento deste primeiro álbum se destacou, em meio a excelência do grupo, a presença da modelo nigeriana Sade Adu. Esta linda mulher filha de um nigeriano com uma inglesa empresta com sua voz única toda a sensualidade contida na música do grupo. A cantora/modelo é também compositora e  responsável pela sonoridade que remete ao jazz, ao soul, enfim que traz embutido na música pop inglesa dos anos 80 a influência maravilhosa da musicalidade negra que sempre nos fascinam e nos encantam.

Ficha:

Artista: Sade
Álbum: Diamond Life
Ano: 1984
Gênero: R&B
Estilo: Pop, Soul, Pop Jazz
Gravação: Estúdio

Formação:

Sade Adu – vocals
Andrew Hale – teclados
Stuart Matthewman – guitarra e saxofone
Paul S. Denman – contrabaixo
Paul Cooke – bateria

Faixas:

01 - Smooth Operator
02 - Your Love Is King
03 - Hang On To Your Love
04 - Frankie's First Affair
05 - When Am I Going To Make A Living
06 - Cherry Pie
07 - Sally
08 - I Will Be Your Friend
09 - Why Can't We Live Together

Hits:

Smooth Operator
Your Love Is King
Hang On To Your Love
Sally
Why Can't We Live Together (minha favorita) 

Vídeos:

Hang On To Your Love
Smooth Operator
Hang On To Your Love