sexta-feira, 11 de maio de 2012

Discografia Básica: Entre Amigos (Ron Carter e Rosa Passos)

Ron Carter - 2003 - Entre Amigos

Ron Carter é um músico consagrado do jazz, seu nome consta entre os maiores músicos do gênero e em qualquer lista dos maiores contrabaixistas o dele aparece sempre entre os primeiros. Gravou com Miles Davies, Wes Montgomery, George Benson, Herbie Hancock, Jim Hall, Paul Desmond, Tom Jobim, Bill Evans, Freddie Hubbard, Stanley Turrentine e vários outros grandes nomes da música. Fez parte de fases distintas da música, o jazz clássico da virada dos anos 50 para a década seguinte, assim como do surgimento do fusion no final dos anos 60. Além de tudo isso Ron também tocou com grandes nomes de outros segmentos musicais e lançou discos solos com enorme reconhecimento de público e crítica.

Rosa Passos está entres os mais reconhecidos nomes da música brasileira no exterior. Se prestígio em países como EUA e Japão é enorme e a excelência da sua discografia diz por si só quem é esta baiana com voz suave e um gigantesco apreço pela musica de qualidade. Em sua carreira Rosa abraçou o jazz e a bossa nova como pilares para sua musicalidade, mas sem jamais esquecer o samba e a brasilidade que está sempre contida em seus antológicos discos. Rosa é compositora, cantora, violonista, arranjadora e amante da boa música e em especial da música de Antônio Carlos Jobim. Por isso mesmo o maestro brasileiro está presente em boa parte do repertório deste disco, mais precisamente em sete das onze faixas.

Aí você soma o virtuosismo de Ron Carter, a sensibilidade de Rosa Passos, um repertório que tem Jobim como base, músicos excelentes como o excepcional violonista Lula Galvão e os arranjos maravilhosos de Rosa e Lula.

Somou? O resultado só pode ser um, um disco antológico.

Ficha:

Artista: Ron Carter e Rosa Passos
Álbum: Entre Amigos
Ano: 2003
Gênero: Jazz
Estilo: Bossa Nova
Gravação: Estúdio

Formação:

Rosa Passos (vocal, violão)
Lula Galvão (guitarra)
Ron Carter (contrabaixo)
Billy Drewes (sax tenor e clarineta)
Paulo Braga (bateria).

Faixas:

01 - Bahia Com H
02 - Insensatez
03 - Desafinado
04 - Sorriu Para Mim
05 - A Primeira Vez
06 - Garota de Ipanema
07 - Por Causa de Você
08 - Caminhos Cruzados (minha favorita)
09 - Feitio de Oração
10 - Eu Sei Que Vou Te Amar
11 - O Grande Amor

Hits:

Todas

Vídeos:

 

Insensatez

 

Por Causa de Você