sexta-feira, 18 de maio de 2012

Discografia Básica: I Remember Yesterday (Donna Summer)

Donna Summer - 1977 - I Remember Yesterday

Em meados dos anos 70 o mundo foi sacudido por uma explosão de cores, ritmos e muita sensualidade. Era a chegada da ‘Disco Music’ popularmente conhecida no Brasil como “Discoteca”.

Com a chegada neste novo ritmo musical avassalador os nights clubes da época se transformaram, a boêmia melancólica instaurada nas boates e casas noturnas de antes se transformou em alegria, festa e muita loucura.

1978-dancin-days-1g

Foi um abalo geral, virou mania na juventude, rapazes e moças vestiam com a moda surgida nas pistas de dança carregada de luzes e lasers, era a época da brilhantina nos cabelos dos rapazes e das meias Lurex calçando os pezinhos das meninas. Foi em meio a tudo isso, que de repente, começaram a pipocar em todos os cantos as casas de danças chamadas de discoteca, era o surgimento de uma nova e efêmera era, infelizmente durou pouco, coisa de cinco ou seis anos, mas se solidificou para sempre na memória e no coração de toda uma geração.

A ‘Disco Music’ é um sub-produto do R&B, música negra na acepção da palavra. Muitos artistas de outros sub-gêneros como funk e soul e  até de outros gêneros como jazz e rock migraram para a ‘Disco’ em busca de sucesso, prestígio e dinheiro.

donna-summer_1510614a

Foi assim que surgiram muitos grupos, muitos cantores e cantoras, e em meio aos negros também se misturaram os brancos. Muitos fizeram sucessos estrondosos e mesmo com o fim do movimento continuaram suas carreiras com glória e prestígio, outros surgiram como um meteoro e desapareceram na mesma proporção, eram os chamados artistas de um disco só ou pior, de uma música só. Todos eles, pequenos ou gigantes, foram súditos de uma rainha, quem foi ela?

Foi Donna Summer, a rainha da ‘disco music”.

Ficha:

Artista: Donna Summer
Álbum: I Remember Yesterday
Ano: 1977
Gênero: R&B
Estilo: Disco
Gravação: Estúdio

Formação:

Donna Summer (vocal)
Mats Bjorklund, Geoff Bastow (guitarra)
Thor Baldursson (Teclados)
Robert Wedel (Sintetizador)
Giorgio Moroder (Sintetizador)
Les Hurdle (Contrabaixo)
Keith Forsey Bateria)

Faixas:

01 - I Remember Yesterday
02 - Love's Unkind
03 - Back in Love Again
04 - I Remember Yesterday (reprise)
05 - Black Lady
06 - Take Me
07 - Can't We Just Sit Down and Talk It Over
08 - I Feel Love

Hits:

I Remember Yesterday
Love's Unkind
Back in Love Again
Black Lady
Take Me (Minha Favorita)
I Feel Love

Vídeos:

I Remember Yesterday
I Feel Love
Take Me

PS: Este post é em homenagem a esta grande artista que infelizmente faleceu ontem.

“Responsável por alguns dos maiores hits da disco music, Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira (17/05/2012), aos 63 anos. A cantora sofria de câncer e estava vivendo na Flórida, nos Estados Unidos. Segundo o programa de televisão norte-americano "Entertainment Tonight", ela havia sido diagnosticada com câncer havia 10 meses e apenas seu marido e filhos sabiam disso. Donna deve ser velada e enterrada na cidade de Nasville nesta segunda-feira (21/05/2012), ainda segundo o programa”.

Donna Summer (31/12/1948 * 17/05/2012).