segunda-feira, 28 de maio de 2012

Discografia Básica: The Number of the Beast (Iron Maiden)

Iron Maiden - 1982 - The Number Of The Beast

Os anos 80 estavam no início e o mundo da música pop se encontrava em plena efervescência com várias novas tendências, novas tribos e um novo comportamento, sejam dos artistas, sejam dos fãs e aficionados. Muitos eram os movimentos musicais que explodiam e movimentavam a cena musical daquela década maravilhosa e marcante.

Enquanto isso, outras tendências e outros estilos definhavam e/ou morriam.

A era ‘Disco’ e seus expoentes davam seu últimos suspiros em plena decadência musical e comportamental, o ‘punk rock’ era apenas uma pálida tentativa de se afirmar como voz de protesto da juventude alternativa daquela geração, mas também estava no fim. O ‘rock progressivo’ se tornava obsoleto e grandes grupos da década anterior mostravam evidentes sinais de cansaço e se encaminhavam para a aposentadoria ou o ostracismo.

Era um momento de mudança, era um momento de revolução que mudaria para sempre a cena musical, mudanças pra melhor ou mudanças pra pior, pois após aquela década, o universo pop jamais seria o mesmo, e heranças significativas eram deixadas para gerações futuras, mas também muitas malditas ficariam, como a MTV, o vídeo-clipe e o compact disk (CD), entretanto isso é outra história que eu abordarei oportunamente.

Naqueles belos anos em meio a muitas outras novidades surgia a “New Wave of British Heavy Metal” (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), que foi um movimento nascido na Inglaterra e posteriormente exportado para o mundo todo, era a nova geração de “metaleiros” que viriam a substituir grupos consagrados como Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Ufo e Uriah Heep, entre outros.

Esta “onda” surgiu como herança do movimento punk que teve curta duração, pois os jovens cansados da mesmice e da falta de qualidade e variação musical desses grupos buscaram outras alternativas para brados de protesto e de rebeldia. Assim surgiram várias bandas formadas por gente que sabia ‘usar’ seus instrumentos sem perder a força da contestação e a energia sempre presente naqueles que sonhavam mudar o mundo.

Muitos foram os grupos que fizeram parte do movimento N.W.O.B.H.M., entre eles o grande Saxon, também Def Leppard, Samson, Demon, Motorhead, Tygers of Pan Tang, Diamond Head e . . . . . . Iron Maiden.

Iron que foi o maior de todos e após tantos anos passados tem o seu nome como um dos maiores do rock mundial em todos os tempos. Iron que após dois excelentes discos lançados em 1980 e 1981, ‘Iron Maiden’ e ‘Killers’ respectivamente começou o ano de 1982 com uma grande perda que abalaria a banda e os fãs. Paul Di'Anno, seu vocalista, anunciou que deixaria a banda para seguir carreira solo e foi quando todos imaginavam o fim, surgiu então uma luz no fim do túnel.

Bruce Dickinson cantor do grupo ‘Samson’ foi convidado para substituir Paul e naquele ano de 1982, com ele no vocal, foi lançado o mais importante disco do Iron Maiden e um dos álbuns fundamentais do gênero.

‘The Number of The Beat’, álbum que projetou a banda para o mundo todo e o transformou no maior grupo de heavy metal daquele período até os dias de hoje. O disco trazia uma nova sonoridade, com uma produção super esmerada e grandes canções que se tornaram clássicos do grupo e do heavy metal como um todo. Foi quando a figura da banda extrapolou o movimento e alçou voos muito maiores, se tornando uma super banda que a partir deste momento deixava de tocar nos pequenos pubs londrinos esfumaçados para se apresentar em enormes festivais com plateias que superavam facilmente o número de 100.000 pessoas.

Daí surgiu o grande Iron, um mito do rock, uma lenda viva e eterna que simbolizou toda uma geração, toda uma década, todo um gênero musical.

Foi daí que surgiu o Iron Maiden, aquele que se tornou sinônimo de Heavy Metal.

Ficha:

Artista: Iron Maiden
Álbum: The Number of the Beast
Ano: 1982
Gênero: Rock
Estilo: Heavy Metal, Hard Rock
Gravação: Estúdio

Formação:

Bruce Dickinson: Vocal
David Murray: Guitarra
Adrian Smith: Guitarra
Steve Harris: Baixo
Clive Burr: Bateria

Faixas:

01 - Invaders
02 - Children Of The Damned
03 - The Prisoner
04 - 22, Acacia Avenue
05 - The Number Of The Beast
06 - Run To The Hills
07 - Gangland
08 - Hallowed Be Thy Name

Hits:

Children Of The Damned
The Prisoner
22, Acacia Avenue
The Number Of The Beast
Run To The Hills
Hallowed Be Thy Name (minha favorita)

Vídeos:

The Number of the Beast
Children Of The Damned
Hallowed Be Thy Name