sexta-feira, 11 de maio de 2012

Gastronomia: Queijos (Categorias e Origens)

queijos-e-vinhos-1-623

Sou apaixonado por vinhos, sou deveras apaixonado por queijos, e sou viciado em degustar os dois juntamente. Esta combinação, somado a uma boa companhia feminina e com o som de um jazz ecoando no recinto é o que chamo de estar no paraíso.

Gosto da maioria absoluta dos queijos de degustação, sejam os italianos, sejam os franceses, sejam os holandeses, sejam os portugueses ou sejam os suíços. Não importa a origem, em vários países, incluindo o Brasil, são produzidos queijos maravilhosos e super indicados para acompanhar a degustação de vinhos tintos, brancos ou rosés.

Por isso mesmo, às vezes se faz necessário conhecer um pouquinho das procedências, das características e as indicações sobre acompanhamento destes queijos para se tirar um melhor proveito e conhecer aromas e sabores magníficos.

Queijos e vinhos nasceram um para o outro, é uma simbiose perfeita para nos levar a prazeres indescritíveis.

Assim, sempre irei usar este espaço para juntos conhecermos melhor estas maravilhas, e começo hoje falando exatamente sobre as categorias que são divididos e as origens dos desejados queijos de degustação.

Os queijos podem ser divididos nas seguintes categorias (principais):

1) Queijos Duros

Os queijos duros passam por um longo período de maturação. Eles possuem um menor teor de umidade, a consistência firme, um magnífico aroma e o sabor acentuado.

Exemplos de queijos duros:

- Parmesão (Itália)
- Percorino Romano (Itália)

2) Queijos Semiduros

Os queijos semiduros passam por um período médio de maturação, apresentam maior teor de umidade, a textura é tenra e o sabor suave.

Exemplos de queijos semiduros:

- Emmental (Suíça)
- Gruyère (Suíça)
- Raclete (Suíça)
- Appenzeller (Suíça)
- Reino (Brasil)
- Gouda (Holanda)
- Edam (Holanda)
- Maasdam (Holanda)
- Coroa (Holanda)
- Provolone (Itália)

3) Queijos Macios

Os queijos macios passam por um baixo período de maturação, apresentam elevado teor de umidade, a consistência é quase cremosa e o sabor delicado.

Exemplos de queijos macios:

- Brie (França)
- Camembert (França)
- Saint-Paulin (França)

4) Queijos Azuis

Os queijos azuis tem uma produção mais elaborada que resulta em uma massa macia e quebradiça, permeada por veios azulados que lhe dão características únicas. O sabor é forte e marcante e o aroma é único.

Exemplos de queijos macios:

- Gorgonzola(Itália)
- Roquefort (França)

5) Queijos Cabra

Os queijos cabra são refinados e apresentam sabor particularmente marcante e forte, oriundos de um leite de sabor único e diferenciado.

Exemplo de queijo cabra:

- Feta (Grécia)

Existem outras categorias de queijos e no mundo são produzidos centenas de queijos diferentes e deliciosos, até mesmo o nosso tradicional queijo de minas, às vezes feito na cozinha de casa pode ser muito bem aproveitado e consumido em momentos de puro prazer.

Tabua de queijosTábua de queijos montada por mim para um noite de degustação

A partir de hoje, periodicamente irei detalhar cada um desses queijos acima relacionados e outros mais, citarei suas procedências, os tipos de vinhos melhores adequados para degustação, dicas gastronômicas e curiosidades sobre eles.

Até lá.