quarta-feira, 2 de maio de 2012

Filmografia Básica: Sideways - Entre Umas e Outras

sideways1

Já fazem alguns anos que eu havia assistido e gostado muito do filme “Sideways - Entre Umas e Outras” de 2004 do premiado cineasta americano de descendência grega Alexander Payne. Entretanto como é de meu costume, resolvi rever o filme com uma visão mais madura dos temas abordados na película.

Os assuntos são vários e todos pertinentes ao universo dos homens adultos e esclarecidos, são eles: Vinhos, viagens, bares, relacionamento, casamento, divórcio, amizade, depressão, sexo e amor.

Alexander Payne foi muito feliz, pois conseguiu contar uma história profunda com enorme senso de humor e extrema simplicidade. Durante os 126 minutos de projeção o expectador da muita risada e se emociona deveras com a história de dois homens perturbados que se aventuram em uma viagem de degustação pela região vinícola da Califórnia, lugar onde são produzidos alguns dos melhores vinhos do planeta.

Na rota do vinho, eles encontram duas mulheres e juntos irão viver momentos de prazer e de conflitos, sempre em meio à degustações e citações de vinhos maravilhosos, por tudo isso, para quem gosta do tema, o filme se faz obrigatório.

Observação Final: Este filme faz parte da minha antologia cinematográfica e é destaque na estante onde está meu acervo de DVDs e Blu-Rays.

ps: Quando for assistir não se esqueça de separar duas ou três garrafas de um ótimo vinho, de preferência da uva Pinot Noir, pois ao terminar o filme eu posso assegurar que sua boca estará salivando com uma enorme vontade de degustar esta que é a bebida dos deuses.

Ficha Técnica:

Título Original : Sideways
Ano Lançamento : 2004
Estúdio : 20th Century Fox
Gênero : Comédia Dramática
Tempo : 126 Min

Direção  :  Alexander Payne
Produção  :  Michael London
Roteiro  :  Alexander Payne e Jim Taylor
Música  :  Rolfe Kent
Fotografia  :  Phedon Papamichael

Minha Nota: * * * *

Sinopse:

Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.

Elenco Principal:

Paul Giamatti
Virginia Madsen
Sandra Oh
Thomas Haden Church

Elizabeth Cohen
The 78th Annual Academy Awards - Arrivals
Kodak Theatre
Hollywood , California United States
March 5, 2006
Photo by Steve Granitz/WireImage.com

To license this image (7758533), contact WireImage:
U.S. +1-212-686-8900 / U.K. +44-207 659 2815 / Australia +61-2-8262-9222 / Japan: +81-3-5464-7020
+1 212-686-8901 (fax)
info@wireimage.com (e-mail)
www.wireimage.com (web site)Virginia Madsen
The 2005 New York Film Critics Circle Awards Dinner, at the Roosevelt Hotel, New York City. January 9, 2005. 


John Spellman / Retna Ltd.   Sandra Oh 4Thomas Hayden Church

 

Prêmios:

- Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicado em outras quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Thomas Haden Church) e Melhor Atriz Coadjuvante (Virginia Madsen).

- Ganhou dois Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Roteiro. Recebeu ainda outras quatro indicações, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Comédia/Musical (Paul Giamatti), Melhor Ator Coadjuvante (Thomas Hayden Church), Melhor Atriz Coadjuvante (Virginia Madsen) e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou seis prêmios no Independent Spirit Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Ator Coadjuvante (Thomas Haden Church), Melhor Atriz Coadjuvante (Virginia Madsen) e Melhor Roteiro.

Assista o trailer:

Sideways - Entre Umas e Outras, um filme sobre vinhos e amores